O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Coligações X Ditadura

Por: Kate Bianca Pech Gavin, Anna Sela Sgarabotto e Janaína Moura

Tudo começou com uma nota oficial do partido que explicou que Pinho Moreira "insistiu em se reunir com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e com a candidata Dilma Rousseff, com quem assumiu compromisso de apoio eleitoral em Santa Catarina". Ponderou, também, que este compromisso assumido pelo diretório catarinense "gerou atitudes do PT em Estados onde havia empecilhos à coligação", e que estas atitudes "criaram condições para que a aliança nacional com o PMDB fosse realizada". A assessoria de imprensa do partido encerra a nota oficial dizendo que "a Executiva Nacional se vê obrigada a assegurar que, no processo político, palavras e compromissos assumidos sejam cumpridos integralmente".
’Como os catarinenses mantiveram a convocação de convenção estadual no dia 26, a executiva também baixou uma "norma acessória", determinando que a convenção de Santa Catarina deve ser realizada no dia 30. A partir daí, Pinho Moreira tinha o prazo legal de oito dias para apresentar a defesa em nome do diretório local. Amigo de Temer que acompanha cada passo da executiva nacional, o deputado Eduardo Cunha do PMDB-RJ, diz que a situação é política e que a solução tem que ser política também. Segundo ele, o argumento "político" para a intervenção é o descumprimento do compromisso que Pinho Moreira assumiu com Temer e a candidata petista a presidente. "Não podemos começar uma aliança passando a imagem de pusilânimes", justifica Cunha”.
Com todo esse tumulto na verdade Pinho Moreira queria coligar-se a Colombo, ou seja, DEM com o PMDB, sendo que o DEM apóia para presidente José Serra, já o PMDB apóia Dilma Rousseff, o que causaria conflitos em dimensão nacional envolvendo os dois partidos, pois eles estariam se contradizendo, em estado e país.
No momento todo essa confusão resultou na seguinte noticia: Fonte: Rádio Rural - “PMDB suspende a filiação de Eduardo Pinho Moreira”
“O PMDB catarinense não poderá substituir o ex-governador Eduardo Pinho Moreira na chapa de Raimundo Colombo. É o que informa o deputado Eduardo Cunha, conforme nota no "Blog do Noblat". Leia:
A Executiva Nacional do PMDB decidiu há pouco abrir medida cautelar e processo de expulsão contra o presidente regional do partido em Santa Catarina, Eduardo Moreira.
A cúpula do partido é contrária à iniciativa de Moreira que confirmou aliança com Raimundo Colombo (DEM), candidato ao governo local. "Com a medida cautelar, Eduardo Moreira na prática deixa de fazer parte do partido, não pode representar o PMDB", garantiu ao blog o deputado Eduardo Cunha (RJ) presente na reunião de hoje.
Com a medida, Colombo deve buscar outro nome para compor a chapa como vice. "Ser for outro nome do PMDB, o caso deverá ter o mesmo desfecho do Eduardo Moreira", ressaltou Cunha. Além da medida cautelar, o partido também encaminhou ao Conselho de Ética processo de expulsão de Moreira, que deve ser analisado nos próximos 60 dias.
A ideia de intervenção também não foi descartada e ainda é analisada pela cúpula do PMDB como forma de mostrar força frente ao diretório regional do partido”.

Ficam aqui alguns questionamentos para melhor análise do caso: Quanto vale as ideologias propostas por um partido, em contra partida de suas deficiências? Resumindo, um partido se edifica sob diversos princípios, mas isto não garante pessoas capacitadas para assumir cargos políticos. Assim muitas vezes deixando de lado suas ideologias para apoiar pessoas capacitadas de outros partidos com diferentes ideologias?
Partidos é uma Ditadura? O maior decide, e os demais dizem sim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário