O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Aplausos para o Diário


Por: Fabiana Marins

O que antes parecia ser um problema comum em grandes centros urbanos, hoje assola a sociedade de Concórdia. Este município da Região Oeste de Santa Catarina, conhecido como a Capital do Trabalho, é alvo de preocupação quando se fala em drogas. A realidade local de hoje, já não é mais a de outrora.
“Sociedade discute combate às drogas”, esta foi a manchete publicada na capa do jornal Diário do Oeste Catarinense, na sexta-feira, dia 11 de junho de 2010, sobre a audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores de Concórdia, na noite da quinta-feira, 10 de junho. Título e foto ocupavam três colunas, mostrando a importância do assunto. A foto por sua vez, apresentava um realce especial, um banner no qual a palavra “crack” estava em evidência.
Não por acaso. A matéria intitulada, “Crack é a mais consumida”, publicada na página três, mostra as dimensões desta droga no município. Na foto em preto e branco o banner “Crack nem pensar.” aparece em destaque. Esta é a matéria principal deste espaço, abordando a problemática no texto e em um box, intitulado A prevenção, reforça a ideia de que é necessário buscar alternativas de prevenção às drogas. Mas não é só isso. A matéria secundária da página três, também abordou o tema, com depoimentos que ressaltavam esta problemática.
Por meio das imagens publicadas, dos textos, dos títulos, da linha de apoio e das cartolas, o jornal enfatiza o assunto e destaca aqueles que estão engajados contra o consumo de entorpecentes. Os textos informativos, ressaltam dados e mostram experiências que devem ser seguidas ou não. Portanto, o jornal evidencia um problema social e destaca a importância de a população conhecer esta realidade. No quesito informação e conscientização, aplausos ao Diário do Oeste Catarinense.



Nenhum comentário:

Postar um comentário