O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Multimidialidade X Jornal Impresso II

Por: Gislaine Zanella

Na atualidade, os meios de comunicação podem contar com a internet para ampliar e impulsionar o produto da informação. Uma das possibilidades ofertadas pela ferramenta é a formulação e manutenção de um site institucional ou de notícias. Mas porque os veículos de comunicação impresso de Concórdia não a utilizam?

Para o veículo O jornal, o motivo é unicamente a viabilidade financeira. Apesar da empresa ter o conhecimento da relevância da internet, a editora-chefe do mesmo, Analu Slongo afirma que “o foco de O Jornal ainda é o impresso, devido a gerência entender que não é viável, financeiramente falando, criar um site e contratar pessoal para mantê-lo”.

Em relação à possível concorrência indireta com os meios que já utilizam a internet devido à instantaneidade, propiciada com a atualização em tempo real, a editora-chefe afirma que não identifica riscos. “O O Jornal é bissemanal, sendo assim, a rádio ou a internet sempre estarão na frente. O Jornal tem um público fiel e mais de seis mil de assinantes, que mesmo que saibam da notícia, buscam a opinião de O Jornal. Além disso, nosso foco é detalhar a notícia e não apenas divulgar.

No entanto, Analu acrescenta que há perspectivas de disponibilizar um site do veículo no futuro para atender o público voltado para a internet. Porém, até o momento não há data definida.

Além do O jornal, os jornais Diário do Oeste Catarinense e O imparcial foram procurados. Até a produção do texto, somente o veículo O Jornal realizou a entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário