O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dunga e Rede Globo: Batalha de titãs

Gabriele Siqueira e Gislaine Zanella

Dunga e a Rede Globo de Televisão estão em guerra. Após vários cortes de regalias feitos pelo técnico a “toda poderosa” emissora, o clima ficou tenso entre as duas partes chegando ao ponto de Dunga proferir algumas palavras pejorativas a um jornalista da TV Globo. Ambos disputam a tapas o controle da seleção brasileira, se por um lado a emissora tenta de todas as artimanhas para garantir sua exclusividade, do outro o técnico garante que sua concentração seja impenetrável.
O campo de batalha foi montado muito antes de o avião brasileiro decolar para África do Sul. Desde que assumiu o controle da seleção, Dunga não tem sido muito simpático com a imprensa. Em 2008 ele vetou a participação de Diego e Robinho num programa televisivo e nas Olimpíadas de Pequim na China, chegou a acreditar que alguns jornalistas, especialmente os da Rede Globo, torciam contra o Brasil e queriam sua demissão.
“Dunga resistiu ao fracasso olímpico, passou a acumular bons resultados e ganhou força para perseguir seus desafetos, inclusive na Globo. O ápice da disputa aconteceu quando pediu a demissão de Mário Jorge Guimarães, um dos principais profissionais da emissora até então na cobertura da seleção. Guimarães acabou deixando suas funções na Globo e assumiu um cargo executivo no Sportv, canal esportivo por assinatura da empresa. No ano passado, no próprio Sportv, Dunga atacou sem rodeios a cobertura que a emissora fazia sobre o time”.
Com o Mundial o técnico aproveitou para se “vingar” e mostrar que, enquanto ele estiver no comando da linha de fogo, tem todo o controle da seleção. A emissora global já possui um histórico de regalias quando o assunto é Copa do Mundo, até mesmo a transmissão dos jogos já teve sua concessão obtida somente pela emissora. Dunga quebrou um paradigma que nasceu junto às coberturas esportivas na TV brasileira. Nem mesmo a justificativa de ter a autorização assinada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira conseguiu furar a muralha erguida pelo técnico. E pela primeira vez na história a “toda poderosa” perdeu o rebolado.
Dunga ganhou o apoio do povobrasileiro e o ciberespaço transformou-se em uma corrente de apoio a seu favor. Uma prova são as manifestações no twitter, MSN, Orkut e facebook. Manifestações como “Cala a boca Galvão”, ou o boicote para a transmissão dos jogos pela emissora foram os mais populares entre os twitteiros.
Por outro lado, parece que Dunga trocou de papel com Zangado e passou um tempo na “Cidade de Deus”. Ao agredir verbalmente o jornalista da Globo, Alex Escobar, no Soccer City, durante a entrevista da Fifa, após a vitória de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, o técnico baixou o nível igualando-se a seu adversário. Tal fato ofuscou o que poderia ter sido uma gloriosa batalha, jamais alcançada por nenhum outro técnico.
Para Luís Felipe Scolari, um general que passou pela mesma batalha e conquistou o título do penta na copa Japão e Coréia do Sul em 2002, Dunga falhou nessa estratégia. Em um evento onde todas as câmeras do mundo estão direcionadas em apenas um lugar, é necessário manter o equilíbrio e a compostura. “Não adianta um bater aqui, o outro bater ali. Então, vamos todos nos aturar e, quando o Mundial terminar, um manda o outro para o inferno e, pronto, acabou”, conclui Scolari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário