O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

terça-feira, 8 de junho de 2010

Agora é lei: nicotina zero!

Antifumo entra em vigor hoje – matéria publicada no jornal “Diário do Oeste” no dia 1º de junho de 2010 – Rhayana Cordeiro.

Por: Geneci Loli

Antes de mais nada, não sou fumante. Mas confesso que já experimentei pra ver qual é a graça da coisa. Sabe como é né:, adolescência, baladas, amigos que fumavam… enfim, aquela ideia de que fumar era bonito e teria lá o seu charme. Mas, felizmente eu não manifestei propensão ao vício. Hoje sou antitabagista confessa. Não odeio quem fuma. Muito pelo contrário, tenho parentes e amigos que fumam, e obviamente, o cigarro não mensura o caráter de ninguém e não diminui o respeito que merecem. Só não gosto que fumem perto de mim. O cheiro impregna feito praga.
Ocorre que infelizmente a grande maioria dos tabagistas não fumam com consciência (hein??!!), ou seja, perdem o senso crítico fumando perto de quem não fuma, especialmente em lugar fechado e não estão nem aí se incomoda ou não o indivíduo que está do lado. Tipo: eu sou “o cara” e você é careta, e os incomodados que se retirem.
É aí de repente, entra em questão a lei antifumo, que vigora a mais de um ano. E este mês, chegou a vez de Concórdia, onde ficará expressamente proibido fumar, qualquer espécie de produtos fumígenos, em recintos fechados de uso público. Isso gerou nos últimos dias inúmeros comentários. Na verdade, as opiniões estão divididas e levantam aquela velha e conhecida rixa: fulano quer manter o direito de fumar onde quiser e ciclano quer ter o direito ao ar puro. Quem Quem é fumante, precisa entender que as restrições da lei não estão impostas à pessoa. Pois ele continua sendo cidadão brasileiro com os mesmos direitos e obrigações que os demais. O que acontece é que, um fumante deve ligar o “desconfiômetro” e concluir que alimentar o seu vício perto de alguém, estará lhe causando um mal igual ou maior que a si próprio.
Acredito que a lei é lamentável. Mas é lamentável pois não produz efeitos nos lares onde filhos, maridos ou esposas estão expostos e submetidos à uma morte lenta e compulsória. Porém, o que se espera é que o tabagista, ao se acostumar a não fumar em lugares públicos, passe a não fumar mais dentro de casa. A coisa tem que virar lei sim, quem sabe deste modo a ficha cai.
A nova norma veio justamente para diminuir o índice de tabagistas brasileiros. Mas, para que a lei faça jus a sua aprovação, será necessária que seja cumprida e, que não seja mais uma lei a ser arquivada. Mas é importante ressaltar, que uma primorosa lei foi criada. Muitos indivíduos cansaram de ir embora de restaurantes onde, algum fumante mal educado acendia o cigarro e o estabelecimento não tinha coragem de avisá-lo. Enfim, a cidade de Concórdia terá que se adaptar a regulamentação que veta o fumo em espaços públicos coletivos. O que acontecerá talvez, seja como na Europa onde, as pessoas se levantam das mesas para darem uma “pitadinha” na calçada. Agora o que se espera, é que as pessoas sejam educadas o suficiente para não sujar o passeio público. Se essa lei será cumprida ou não? Vamos aguardar para ver no que é que dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário