O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Inovador na região

Por: Damara Savoldi

O ato de agregar o uso de tecnologias para difundir informação, vem ganhando o mercado em um ritmo acelerado. O público não está mais interessado em receber a informação de maneira simples. Se for de forma impressa, há que cativar pelo layout, se for visualmente, a imagem tem que ter dinamismo e ser de fácil entendimento. E o rádio, neste segmento, deve caminhar rumo à modernização da programação, aderindo a novos atrativos, a fim de complementar o conteúdo e atrair o ouvinte.

Em Concórdia, a Rádio Aliança encontrou uma maneira de aproximar o ouvinte do rádio e melhor informá-lo sobre as notícias. No site www.radioalianca.com.br, é possível ouvir a notícia, lê-la e ainda vê-la. Além de oferecer a programação ao vivo e postar as notícias divulgadas através de textos, os jornalistas da rádio postam vídeos feitos da notícia, no momento de seu acontecimento.

Segundo o jornalista e apresentador, Alex Pacheco “o site teve muito mais acessos de internautas depois que os vídeos passaram a ser agregados nas postagens de notícias”. Antes disso, os acessos eram cerca de 2,7 mil ao mês. Hoje, os dados apontam para em média 10 mil acessos por dia*. O vídeo da notícia: “Acidente grave em Ipumirim com quatro veículos”** foi o que mais repercutiu, com cerca de 15 mil acessos.

Esses dados são comuns para grandes portais como UOL, G1 e R7. Mas, esse tipo de conteúdo em um site de rádio, que tem sua programação em ondas de rádio e na Internet, é pouco encontrado no Brasil. Podemos citar o caso da rádio Eldorado***, do grupo Estadão, de São Paulo, que além da programação normal, posta vídeos****, notícias, áudios e podcasts na Internet, em seu site. Em Santa Catarina, talvez a Rádio Aliança seja pioneira neste segmento, porque oferece ao público da região de Concórdia e do mundo inteiro, um diferencial, pois não se preocupa somente em captar o som, mas, sim, agregar valor ao material com o uso de imagem.

Observações: Não foi considerado aqui, as web rádios, que são um segmento distinto das rádios convencionais que têm site na Internet.

* Todos os dados referentes aos acessos ao site da Rádio Aliança, foram divulgados pelo jornalista e apresentador, funcionário da empresa, Alex Pacheco, em entrevista à autora.

** Disponível em: http://www.radioalianca.com.br/arquivos_internos/index.php?abrir=noticia s&acao=conteudo&cat=4&id=16563.

***http://www.territorioeldorado.com.br/

****Exemplo de postagem de vídeo do site Eldorado: http://www.territorioeldora do.limao.com.br/musica/mus56780.shtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário