O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Semáforo, agiliza ou atrapalha?

Acadêmica: Kate Bianca Pech Gavin

Notícia retirada site da Rádio Rural AM(04/06/2010 às 16h45)


Trânsito em Concórdia é um assunto muito pautado pelas pessoas, e geralmente não é abordado com elogios mas na maioria das vezes com criticas, principalmente em dias de chuva. Algumas mudanças sempre estão sendo feitas, creio que baseadas em estudos e verificações, porém isto não quer dizer que são “aceitas pela população”. E é uma destas mudanças que o site da Radio Rural trouxe como pauta nesta semana. O assunto é a implantação de semáforos na rótula da Sadia.
O primeiro aspecto a ser analisado na noticia é a relevância do assunto, um semáforo instalado em uma rótula não é uma coisa tão vista em outros lugares, até mesmo porque uma rótula é feita para agilizar o trânsito e dar a preferência a quem já esta nela, um semáforo já vem com outro objetivo, que não é dar preferência a somente uma via, mas sim para todas em momentos alternados. Portanto este é com certeza um assunto de interesse aos concordienses, pois os mesmo ficaram sem entender o motivo desta novidade, que é o que a noticia postada no site da Radio Rural vem explicar.
Outro ponto é a linguagem da informação, que é objetiva e coloquial, facilitando assim o entendimento do internauta. Além disso é um texto muito curto, praticamente uma nota o que para a internet é uma vantagem, pois quem navega não gosta de ficar muito tempo num mesmo assunto, assim como a internet é ágil a noticia veiculada nela precisa estar dentro deste padrão.
O veículo também utilizou de foto e áudio, a foto foi tirada no momento em que o semáforo estava com o sinal verde, o que passa a mensagem de que a passagem está liberada, ou seja, de que está andando melhor. Já o áudio que viria a ser um adicional para quem gostaria de se interar mais sobre o assunto não está correto, talvez por erro de postagem da própria emissora, porque a sonora não aborda o mesmo assunto descrito na matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário