O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

terça-feira, 8 de junho de 2010

Colunistas de qualidade e de credibilidade



Por: Gislaine Zanella

Política, economia, educação, sociedade, esporte, relatos vida e de fatos que marcam o mundo, além de problemas sociais abordados de forma diferente. Expressar posicionamentos, reagir diante de um fato são algumas das características presentes no jornalismo de opinião. Para o pesquisador Luiz Beltrão, o jornalismo opinativo é uma função psicológica, pela qual o ser humano, informado de idéias fatos ou situações conflitantes, exprime a respeito seu juízo.

Dentro dessa categoria está presente a coluna. No entanto, para ser tornar um colunista é preciso ter credibilidade perante o público, ou seja, para se tornar um colunista não é exigido ser um especialista na área, mas é preciso ter conhecimento e o entendimento necessário para tratar do assunto.

Um colunista não nasce do dia para a noite, ele precisa ter uma história e credibilidade é o ponto chave da coluna. E a chance de tratar de um assunto delicado, novo ou polêmico. Em análise aos jornais mais tradicionais de Concórdia, o O jornal e o Diário do Oeste é notória a qualidade das colunas veiculadas. Consequentemente essa realidade só é obtida por meio do trabalho sério e responsável dos colunistas em ambos os jornais.

Antes de se tornarem colunistas, os profissionais que escrevem para O jornal e para o Diário do Oeste, já possuíam respaldo e uma história de credibilidade perante a sociedade concordiense. Agregado a esse fato hoje, estampam as páginas dos veículos, os quais representam de forma equilibrada, sempre levando em conta o produto jornalístico que a notícia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário