O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Copa na Band

Nome: Janaína Moura, Kate Bianca Pech
7ª fase Jornalismo

Texto: Dunga corta privilégios da TV Globo


“A briga entre o Dunga e a Rede Globo, escancarada pela emissora na noite do dia 20 no programa “Fantástico”, é mais um capítulo de uma disputa inédita por mais acesso à Seleção Brasileira. Ao longo dos últimos dois anos, o treinador encerrou décadas de privilégios da TV e partiu para o confronto.
Nesse caminho, acumulou palavrões contra profissionais da emissora, pediu a cabeça de desafetos no canal e se colocou no papel de censor e crítico de reportagens”.
Punir a Globo por ter tentado fazer uma entrevista exclusiva com jogadores da Seleção, com autorização do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, é uma bobagem. Teixeira autorizou. A Globo foi lá. Se Dunga não permitiu, tudo bem, está no seu direito. Mas agredir verbalmente o repórter da Globo, em público, sabendo que ele não poderia revidar na mesma hora, está errado.E ficar resmungando contra ele está mais errado ainda.
O fato do técnico Dunga ter se transformado num verdadeiro “João Gordo” da imprensa após aquele arranca rabo com jornalistas da emissora na noite de domingo, não quer dizer que a TV Globo e seu principal narrador esportivo, Galvão Bueno, devam igualmente ser tratados como inimigos públicos, através da própria imprensa e dos bloggeiros, twuiteiros e nada pra fazer-eiros. O faturamento e o salário deles independem do que pensam os blogueiros e seus leitores. Basta conferir os índices de audiência que eles alcançam.
Ninguém é obrigado a ouvir o Galvão e ver a Globo. Se eles mantêm a liderança antes, durante e depois desta Copa do Mundo e de todas as anteriores, é porque a maioria da população gosta do trabalho que eles levam ao ar. Claro que tem gente que não gosta, e até os odeia, lançando mundo afora a campanha "Cala boca, Galvão", mas não se pode, em razão de um episódio, desqualificar o trabalho de centenas de competentes profissionais do jornalismo esportivo da TV Globo. Nem mesmo o excelentíssimo treinador Dunga.
Dunga, por sua vez, tem toda razão em não aceitar privilégios para emissora alguma e está no seu direito de preservar a privacidade dos seus jogadores, que não podem ser tratados como coadjuvantes de luxo em programas da TV Globo, como vimos em Copas do Mundo anteriores. Nem a Globo precisa disso.
Outra coisa é ter um chilique ao vivo e sair disparando palavrões para o mundo todo ver e ouvir seu descontrole emocional, mesmo após mais uma vitória da seleção brasileira, como se viu na entrevista coletiva de Dunga ao final do jogo contra a Costa do Marfim.
Tudo isso poderia ter sido evitado, se o chefe de Dunga, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, numa recaída de bom senso, não tivesse acertado com a emissora a liberação de três jogadores para participarem do Fantástico, sem combinar antes com o treinador.
Bobagens são inúmeras que acontecem no dia-a-dia desta Copa. Em outras emissoras também. A Bandeirantes se muitos não falam ou poucos assistem. Sei lá. Tem o odioso comentarista, (ou seja persistente comentarista) ex-jogador do Corinthians Neto. Neto é extremamente pessimista, puxa-saco, caipira, e ainda por cima o sabe tudo do futebol. Ninguém mais agüenta ouvi-lo em quaisquer jogos, nem ao menos vê-lo ao lado do Luciano Do Valle. Neto fala mal de tudo, desde o técnico ao gandula de qualquer competição que tenha uma bola em jogo.
Ver o Neto comentando é pior do que ver (quem sabe?) o Maradonna peladão! - Cruis Credo. E ninguém constrói se quer um e-mail mobilizando um cala-a boca ou barra a bandeirantes de divulgar qualquer coisa. Olha, que ta na hora de mudar esta concepção de que Globo é a toda poderosa, criticada e lembrar também do 4° no ibope Nacional, que também está transmitindo a Copa da África.
Twiteros, blogeiros e Dunga.Também, vamos aderir: Neto se enxerga! Você não jogou nada quando jogador, quem dirá saber comentar! Vai procurar um lote pra carpirrrrrrr. E um interiorano pra jogar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário