O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

terça-feira, 8 de junho de 2010

A boa notícia

Por: Gabriele Siqueira

Informar bem é tarefa de todo meio de comunicação e como afirmam Meserani e Di Giorgi (1975) o jornalista tem o compromisso de noticiar a verdade de modo claro. Segundo o dicionário Aurélio, notícia é um relato de acontecimentos atuais, de interesse público geral, ou de determinado segmento da sociedade, veiculado em algum meio de comunicação.
Hoje, a busca pelo lucro invadiu de tal forma as redações jornalísticas, que as uma “boa tragédia” é tudo que um meio de comunicação precisa pra vender bem. Destacando novamente as palavras de Meserani e Di Giorgio, o jornalista tem compromisso com a verdade, e essa verdade pode ser muitas vezes um fato trágico. Mas isso não significa que notícias com cunho educativo, esportivo tenham menos importância. Um exemplo é a edição do jornal Diário do Oeste Catarinense do dia 10 de maio, que trás várias matérias de cunho social, interesse público e educativo.
Na edição foram tratados temas como a nova lei antifumo que começou a vigorar a partir do dia dois de junho, o Campeonato Brasileiro de Handebol Feminino cuja equipe de Concórdia é uma das favoritas ao título e até sobre adoção de animais abandonados. Ao sentar e ler um jornal com notícias que acrescentam a vida da comunidade os leitores se sentem mais “seguros” ao saber que o sistema também pode funcionar tranquilamente.
Por mais que tragédias e notícias impactantes chamem a atenção à leitura e mostrem os problemas que nos rodeiam no dia a dia, o lado bom deve se sobressair sempre que possível. ao contrário da imagem que se tem de que a boa notícia é a má notícia, matérias que divulgam o lado bom da sociedade também contribuem na formação da opinião pública. Começar a semana lendo notícias boas contribui para que o leitor tenha consciência de que o jornalista não está ai só para apontar as “desgraças”, mas também para valorizar temas sociais importantes para vida de cada pessoa.

MESERANI; DI GIORGI et alii. 1975. Redação Escolar e Criatividade, 7ª. série. São Paulo, Saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário