O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Rumo ao Hexa

Por: Fabiana Martins


A copa do mundo está sendo o centro das atenções nos últimos dias. Cornetas, camisas, bandeiras e muita empolgação fazem parte da torcida brasileira. A cada gol da seleção, o Brasil se aproxima da tão sonhada taça de Hexa Campeão, por isso, a torcida é grande.

Em Peritiba, esta competição mundial está inserida no ambiente escolar, conforme a matéria principal da página 12, intitulada “Copa do mundo em gincana”, publicada no jornal Diário do Oeste Catarinense, na sexta-feira, dia 18 de junho de 2010, na editoria de Educação.

Apesar de estar em uma página par, este espaço é colorido e aborda atividades desenvolvidas pelo Programa Segundo Tempo, do núcleo de Peritiba, o que além de reforçar a importância da competição, também promove a cidadania, pois em um box, diz que assuntos como: a paz entre as torcidas, a disciplina e as punições para as atitudes de indisciplina serão debatidos.

Com uma linguagem de fácil entendimento, o texto, juntamente com a foto, expressam o que está sendo realizado na instituição de ensino. Mas não é só isso. Por meio desta publicação, o jornal dá um foco regional para uma competição mundial, mostrando desta forma, o que este fato muda para a realidade local. De nada adianta noticiar um acontecimento de grande abrangência, se não for possível o adequar à realidade do local para o qual são veiculadas as informações. Assim, além de informar, este veículo de comunicação impressa, passa a formar opiniões, pois o que foi veiculado pode servir de exemplo para outras instituições de ensino.

Desta maneira, é possível perceber que o jornalismo se faz valer quando consegue extrair de um fato longínquo a essência para a realidade local. Afinal, é dever desta profissão manter o público bem informado sobre tudo o que ocorre, neste caso, especialmente sobre o que diz respeito às proximidades geográficas.

Quanto à seleção brasileira, o jeito é continuar torcendo e sonhando com o Hexa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário