O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Brasil: o país do patriotismo

Acadêmica: Geneci Loli


Tempos de copa do mundo...Mais uma vez, esse fenômeno chamado futebol invade o coração e o lar de cada brasileiro, e daí por diante, só se ouve falar em patriotismo o tempo todo. A Copa do Mundo que já era esperada por milhões em todo mundo, deu seu ponta pé inicial neste dez de junho de 2010. É o evento mais esperado e cobiçado em todo o planeta.

É meu caro amigo, nesse tempo você não tem escolha! Você respira copa, você come copa, você bebe copa, você sonha copa... Em cada esquina, em cada tv ligada, em cada jornal vendido na banca e até naquele jornal velho que cobre aquele mendigo que dorme ao relento, o fato é que, neste um mês de espetáculo futebolístico ela está presente em todo canto. Se torna uma obrigação ser patriota e amar o nosso Brasil. Eu particularmente, uma amante do futebol e dos esportes, sempre fui patriota, independente da época. Seja em copas do mundo, seja em olímpiadas, ou até mesmo em um daqueles surtos patrioticos que costuma aparecer quando algum gringo, especialmente americanos, apareçam na mídia criticando ou satirizando o nosso querido país, eu amo e sempre amei o país que nasci... diferente dos alguns “patriotas” de araque, que se tornam patriotas a cada quatro anos, compram milhares de bandeiras a noventa e nove centavos cada uma, pintam as ruas, e penduram as bandeiras em todos os locais possíveis, no carro, na casa, e até no papagaio.

Porém, nestes últimos tempos não tenho amado tanto quanto antes o nosso querido país. Espero que seja algo passageiro, como espero que todas as coisas erradas e loucas que vejo acontecendo sejam corrigidas um dia. Que país é este que você pode ser assaltado, te roubam o tempo, os anos que você trabalhou e lutou para conseguir alguma coisa? Vivemos num país em que você não sabe quem são os mocinhos e nem quem são os bandidos, e no fim, você descobre que os mocinhos não existem mais neste país... somente bandidos de um lado e de outro lado, e que agem em conjunto para te sacanear.

Mas aí, o que te resta fazer? Acreditar que o país do futuro não tem um futuro? Que os que estão lá em cima “comandando” o país, são ladrões que adoram um aiatolá louco prestes a se armar com uma bomba atômica? É uma visão muito restrita do mundo! Claro que existem aqueles que são certos e querem fazer a coisa funcionar... e depende de nós conseguirmos ver isto. E a culpa é nossa, do nosso país estar assim. Culpa desse patriotismo de araque, que surge a cada quatro anos, coincidentemente ou não, em anos de eleição presidencial, e que infelizmente, após o fim da copa, este fanatismo some em questão de dias... e se o Brasil perder a copa então, o patriotismo vira ódio.

Deixemos de ser tapados, vamos ser verdadeiramente brasileiros. Vamos cobrar uma mudança em nosso país. Recuperar a imagem de nossa bandeira, e pendurá-la em nossas casas, em nossos carros, todos os dias, seja copa do mundo ou seja outro dia qualquer. É necessário aprender a cobrar uma mudança de nossos políticos! A mudança parte da cobrança, do patriotismo que deveria estar no coração de cada brasileiro, e infelizmente não está, pois está implantado no bolso de cada cidadão, e que este por sua vez, continua a gritar num só coro: “Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!” ... Continue assim, bola prá frente Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário