O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

terça-feira, 8 de junho de 2010

Tudo novo de novo

Por: Janaína Moura

O Jornal Imparcial de Concórdia mudou seu layout e toda sua estrutura, desde jornalistas até a diagramação. Criou um espaço para o leitor, voltado para pessoas e profissionais comum, que sabem escrever sobre algo que dominam e que interessa a ao leitor do jornal. Tem também uma estrutura de novos colunistas. Muitos não eram conhecidos entre os meios de comunicação e outros já renomados na mídia. Chegando a ter cerca de 10 colunistas expondo ideias numa mesma edição. Um exagero!. Agregar um meio de comunicação com ideias e pontos de vistas diferentes em diversos assuntos é uma coisa, agora encher o jornal semanal com muitos pensadores, ai já é demais. Noticias é que não faltam durante a semana, pois outros veículos de comunicação sobrevivem diariamente disso.
Voltando para o layout, o Imparcial é um jornal organizado, com manchete acompanhada de foto, chamadas bem estruturadas e não possui uma capa poluída (com muitas propagandas e cores chamativas). Portanto é um jornal de qualidade para se ler, se não fosse um porém.
A edição do dia 28 de Maio de 2010, trás na manchete a seguinte noticia: “Lei vigora a partir de terça”, se referindo a nova lei da proibição do fumo em ambientes fechados. Trás uma foto de um cigarro, com um fundo marrom. Também, logo embaixo, há uma propaganda de um show que aconteceria na cidade, a cor que prevaleceu foi o marrom. Nas chamadas secundária superiores também a cor das fotos que chamavam a atenção era o marrom e o cinza. Porque tanta cor morta? Num jornal bem estruturado?
Deveria ter cores mais fortes e presentes na capa do jornal. Cores que chamassem mais a atenção do leitor. Deixando-o de cara nova, pois quem o pega pra ler, imagina que seja uma edição antiga, com uma cara velha. É essa a impressão que prevalece. Quem sabe mudar o jornal Imparcial para uma presença mais viva e marcante, talvez chamasse mais a atenção dos leitores para um veículo que é coberto de bons pensadores e de noticias de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário