O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

terça-feira, 1 de junho de 2010

O poder dos meios de comunicação

Por: Lana Cappellesso

Há algumas semanas, três estabelecimentos foram furtados. A prática utilizada era passar um fio de arame por baixo da porta, conseguindo assim capturar peças de roupa. O caso ocorreu também na loja de minha mãe. Assim que soube, procurei mediatamente a imprensa, mais especificamente a Rádio Rural. A equipe movimentou a questão, fez entrevista com os proprietários dos estabelecimentos, fazendo com que a polícia de Concórdia desse uma atenção especial para o caso. Dias depois, alguns adolescentes foram pegos, e confessaram alguns dos furtos.
Mais recentemente, instalaram novos semáforos em Concórdia. Particularmente fiquei indignada, pois para mim a situação complicou. E como eu, várias pessoas fizeram o mesmo comentário.
Ao abrir o site da rádio Rural, encontrei o quadro “mural interativo”, o qual está com a enquete, “Qual sua opinião sobre a colocação dos novos semáforos em Concórdia?”.
Interagir com o ouvinte, permitir que ele expresse sua opinião, e que logo consiga ver resultado do que reivindicou, deixa o público satisfeito, gerando cada vez mais credibilidade à empresa.
A população busca um lugar onde possa mostrar sua indignação, onde possa colocar sua opinião, e que isso resultará em algo. Esse é um dos principais serviços que os meios de comunicação devem prestar a sociedade, pois demonstra que eles possuem voz.
__________________________________________________________
Para completar a crítica da semana passada, sobre a foto de capa do Diário do Oeste, onde havia a foto de uma mulher amparando nos braços um rapaz que havia perdido o irmão, me coloco então no lugar do editor do jornal. Apesar de saber que, com uma capa como aquela o jornal teria um grande número de vendas, eu não iria expor o sofrimento alheio daquela forma. Buscaria uma outra foto, desenvolvendo a criatividade, sem precisar de sensacionalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário