O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Foco na imagem

Por: Fabiana Martins

O jornalismo tem como função principal informar. Esta é a base de qualquer noticiário, por isso, todas as informações, inclusive as ilustradas são importantes para que o leitor saiba como se deu o fato ou acontecimento. Uma matéria não é composta apenas de um elemento, mas de vários, que a tornam sustentável.
Na terça-feira(11/05/10) o jornal Diário do Oeste Catarinense publicou uma matéria sobre a tragédia que ocorreu na rua Leonel Mosele, na segunda-feira(10/05/10). O jornal destacou esta matéria, colocando-a na página 13, que é ímpar, colorida e está intitulada Segurança. O texto ocupou duas colunas, enquanto as fotos ocuparam de duas a quatro colunas. As imagens foram tão destacadas, que o título, geralmente colocado antes da foto, neste caso, foi colocado depois.
Até então, nenhuma novidade. É dever do jornalismo, divulgar os fatos ocorridos, criar um título que cative o leitor a querer saber mais sobre o acontecimento e inserir imagens que representem o fato.
Entretanto, além de destacar internamente a matéria, o fato também foi parar na capa do veículo de comunicação. A foto acompanhada de legenda, com a seguinte chamada: “Tragédia na Leonel”, ocupava três colunas. Uma imagem dura, carregada de sofrimento e dor. Uma foto que dispensava palavras, pois falava por si só. A tristeza ficou estampada em um clic, que foi exposto para os leitores do Diário do Oeste Catarinense.
Eis que surge então uma dúvida do ponto de vista jornalístico. A foto exposta na capa do jornal é sensacionalista? Foi divulgada com o intuito de atrair mais leitores? Ou almejou mostrar as reais consequências causadas pela colisão, especialmente no âmbito familiar? A resposta para estas perguntas, vai depender das convicções de cada um daqueles que puderam ver a imagem publicada. Se para alguns a foto representou uma maneira de atingir um público maior, do que o atual, para outros, expôs de forma objetiva uma fato trágico e repentino.
Assim, pode-se dizer que o jornalismo anda lado a lado com o bom senso. Uma linha sutil divide o jornalismo do sensacionalismo. Dois extremos distintos que frequentemente se deparam frente a frente. É chagada então a hora de decidir. O jornalismo ainda é o melhor caminho para informar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário