O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

terça-feira, 4 de maio de 2010

Cuidado com as repetições

Riqueza e objetividade na informação são características que devem estar sempre presentes em uma notícia jornalística, seja ela publicada em rádio, jornal, televisão ou internet. Além da imparcialidade e veracidade dos fatos, a maneira como eles são distribuídos no texto também é importante. Um jornalista deve saber utilizar a escrita e os elementos textuais da melhor forma possível, para dessa forma repassar bem a notícia ao público.
Na notícia veiculada pelo site da Radio Rural, www.radiorural.com.br, no dia 30 de abril, com o título “Ideli critica Governo do Estado”, a linha de apoio do título é exatamente a mesma que a frase inicial da matéria. O texto fala sobre a crítica que a senadora fez ao governo, referente à liberação de verbas que o estado recebeu do Governo Federal. A frase diz o seguinte: “A senadora Ideli Salvatti afirma que o Governo de Santa Catarina não fez o dever de casa, já que o Governo Federal liberou ainda no ano passado R$ 110 milhões, que poderiam ser aplicados em obras de prevenção contra enchentes.”
A informação contida na linha de apoio é importante e complementa o texto, porém não há necessidade de ser repetida na íntegra logo após, isso empobrece a matéria. A impressão que se tem é de que ela foi repetida apenas para dar volume a notícia. Desta forma, o texto poderia ter sido usado apenas como uma nota ou a busca de maiores informações seria uma saída mais interessante. Outro ponto a ser considerado é o fato de ser uma notícia de internet, geralmente se usa a “desculpa” de que notícias na web são publicadas rapidamente. Mas a matéria em questão não é um fato “quente”, ou seja, uma notícia de última hora, então tem a possibilidade de ser trabalhada sem pressa.
Para ver a notícia completa acesse
http://www.radiorural.com.br/noticias.php?nId=leitura&idcat=20&idnot=8248

Gabriele Fernandes Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário