O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Política imparcial

Por: Graziele Buth 7ª fase

Hoje decidi fazer uma critica positiva. É preciso dar a mão a palmatória e dizer que os colunistas políticos dos jornais e rádios da nossa região conseguem ser, na medida do possível, imparciais. Sempre com informações novas, quentes e verdadeiras, conseguem repassar o cenário político local e nacional de forma objetiva e coloquial, para que o povo, a massa que vota e que elege os personagens principais dessas notícias, entenda as matérias e saibam como agir.
Principalmente no âmbito local é necessário enfatizar que há uma disputa muito acirrada entre partido de situação e de oposição, aumentando ainda mais quando se trata de um representar o poder público municipal e outro o estadual. Mesmo assim os políticos não podem deixar que suas disputas partidárias prejudiquem o publico ao qual eles administram ou devem satisfações. Quando isso acontece, a mídia regional, de forma informativa e os colunistas políticos de forma bem direta, expressam a sua opinião, são ouvidos e muitas vezes conseguem mobilizar o poder publico, levando com eles grande parte da população, devido à credibilidade, confiança e profissionalismo destes jornalistas.
As rádios, agora com a ferramenta do blog, têm colocado os colunistas cada vez mais próximos dos habitantes, também através de comentários e espaço para interatividade, proporcionando aos cidadãos que acompanham suas noticias, concordar ou discordar de suas opiniões, mais um mecanismo de voz e democracia ao povo.
Outro ponto a ser levado em consideração nas matérias políticas, são as linhas editoriais de cada veiculo de comunicação, que de certa forma limitam a imparcialidade do colunista político, mesmo assim os jornalistas locais conseguem trabalhar isso da melhor forma possível, levando sempre em consideração os interesses da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário