O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Alegria? Não Sei!

Por: Janaína Moura

Definição do dicionário Aurélio: “Sensacionalismo”, 1 divulgação e exploração em tom espalhafatoso de matéria capaz de emocionar ou escandalizar; 2 uso de escândalos, atitudes chocantes, hábitos exóticos etc. com o mesmo fim; 3. exploração do que é sensacional na literatura, na arte etc.

Na página principal da Rádio Aliança estes eram os seguintes destaques do dia 13 de maio de 2010:
>>Três condenados por negociação de arma
>>Júri: Nova versão para o homicídio de Zainer
>>Fotos confirmam trabalho degradante em Ipumirim
>>Dezenove indiciados por tráfico
>>Quatro assaltos em 24h
>>Dedé em Concórdia

É evidente que não existe um casamento de editorias entre as manchetes, onde aparecem somente noticias policiais e apenas uma de entretenimento. Não que isso não possa acontecer, mas o que se estuda em jornalismo e que se espera de jornalistas bem preparados, é um site no mínimo bem estruturado com suas editorias bem pautadas, ainda mais um site de uma rádio renomada na cidade. Com isso ela acaba chamando a atenção de internautas fracionados, não agregando informação para um mundo mais amplo de visitantes. Ou então escolhe o sensacionalismo como objeto principal.
Com toda certeza a mídia que não publicar qualquer noticia com relevância ao público, seja ela policial, cultural, de saúde ou de política, estará perdendo de vender o seu produto. Mas acredito que a união das noticias contendo um elo entre si e um mundo maior de informações acaba conquistando um público maior de simpatizantes, e assim transformando o site da Aliança com a cara da rádio, que por sinal está cheia de locutores preparados e admirados na cidade, basta apenas mudar alguns conceitos, porque estamos cansados de saber apenas das noticias ruins, queremos noticias jornalísticas relevantes ao nosso dia-a-dia e que nos proporcione uma ida para um mundo melhor. Ou apenas nos amorteça com uma realidade distante, mas que exista de alguma forma. Diante do contexto apresentado poderíamos encaminhar no sentido de que o site está fugindo totalmente do lema da emissora, “Rádio Aliança, Informação e Alegria”. Alegria ? Não sei, tenho minhas dúvidas!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário