O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O espetáculo de um Jornal Diário

Por: Janaína Moura

Enquanto se discute se a Internet vai ou não vai tomar o lugar do jornal impresso como meio de informação rápida e eficiente, a maioria dos especialistas aconselha os jornalistas a se tornarem “multimídia”, isto é, profissionais habilitados a escrever bem e rápido sobre qualquer assunto e para qualquer público, seja do impresso, do rádio, da TV, da Internet. Também se espera que o novo jornalista saiba não apenas lidar com as novas tecnologias à sua disposição, mas que saiba “pensar visualmente”, valorizando a imagem numa época em que os recursos digitais transformaram o próprio texto em imagem. O bom repórter discute a pauta com o pauteiro, a foto com o fotógrafo, o hinfográfico com o Departamento de Arte e a diagramação com o programador visual.
Quando abrimos o jornal do dia só vamos ler notícias que já vimos ontem na TV e na Internet, ou que ouvimos no rádio. Que graça tem ler matéria velha? Será que não poderíamos desenvolver a criatividade para produzir o “Jornalismo Histórico”, através das muitas ferramentas que hoje temos em mãos, como a Internet, recorrendo a pesquisas documentais, entrevistas etc, transformando fatos históricos em saborosos textos jornalísticos? Não poderíamos ser mais criativos ainda a ponto de produzirmos o “Jornal de Amanhã”?
Esse Jornal de amanhã e diário que coloco em pauta hoje em minha crítica, mas, porém através de um conceito positivo. O jornal Diário do Oeste, “não tenho dúvidas”, é o melhor jornal de Concórdia e região! Nele é retratado o ontem como se fosse o hoje. Todas as noticias que já aconteceram ontem, são retratadas de uma forma diferenciada, talvez com mais fontes, talvez um texto melhor elaborado, ou uma diagramação atrativa. Mas há falhas também, não discordo. Na questão das fotos, acredito que não são muito criativas. Mas o mais importante é com tudo, um jornal DIÁRIO. Onde requer um trabalho ainda maior.
Contudo, trás na maioria de suas reportagens algo para acrescentar aos leitores. EX: “O Espetáculo do Bolshoi”, muitos veículos trouxeram apenas que o balé Bloshoi veio até a cidade, trazendo cultura e um belo espetáculo a sociedade. Mas um pequeno detalhe ao final das matérias, é o diferencial no DOC, um “porque” é estabelecido ao final de algumas matérias. Curiosidades e muitas vezes o porque do acontecido. Também trás de volta para o leitor desinformado que não acompanhou o desenrolar da noticia, um breve histórico do acontecido.
É preciso ficar claro que registrar detalhes numa apuração diária dá muito trabalho. Mas é o que faz a diferença num universo em que os jornais são todos iguais, de norte a sul do país, porque assinam as mesmas agências e publicam as mesmas manchetes e até a mesma foto. Mas no jornal Diário do Oeste, afirmo como leitora, que isso não acontece.
Os profissionais que ali trabalham não desprezam jamais a riqueza dos detalhes, por menores que sejam, porque neles (detalhes) podem estar a chave de uma grande matéria. Mas só repara em detalhes quem desenvolve um poder de percepção, um padrão elevado de sensibilidade. Portanto, deixo claro, minha opinião!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário