O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Carne suína em pauta

Acadêmica: Fabiana Martins
7ª Fase do Curso de Comunicação Social – Jornalismo
Notícia retirada site da Rádio Rural AM(7/5/2010 às 07h34)
Matéria com áudio de Paulo Gonçalves.


Quando se fala em exportações de carne suína, Concórdia pára para ouvir quais são as novidades. Estas informações são importantes, pois mexem especialmente com a economia do município e da Região. O consumo à carne suína é incentivando, buscando além do mercado interno, o mercado externo. Aqui, na capital do trabalho, a movimentação financeira é uma cadeia, que tem como um dos elementos mais relevantes a carne suína.
Nesta sexta-feira(7-5-10), uma notícia publicada no site da Rádio Rural AM, mostra a expectativa do governador do Estado de Santa Catarina Leonel Pavan, sobre a exportação de carne suína para os Estados Unidos, Japão e Coréia. A outra expectativa é a de abertura do mercado europeu.
A notícia veiculada com o seguinte título “EUA aprova compra de carne suína catarinense”, causa impacto. A linguagem é coloquial e bem objetiva, o que além de ser algo característico do meio eletrônico e do rádio, facilita o entendimento por parte dos internautas e por sua vez, o acesso destes ao site em busca de notícias.
Outra característica, deste fato noticiado é a foto utilizada. A imagem do governador do Estado sorrindo mostra que as informações são positivas e podem gerar bons resultados para a economia da Região e do Estado. O áudio também merece destaque, pois ele reafirma o que está escrito no texto jornalístico.
Percebe-se que a emissora radiofônica além de informar, soube utilizar-se bem de recursos como foto e áudio. Isso, faz com que além de mais visitantes, o site também deixe mais forte a marca da rádio, por esta tratar de assuntos que interessam aos concordienses e à Região. Outro fator que deve ser levado em conta, é que a emissora concorrente não divulgou no dia 7 de maio, em site, estas informações, deixando espaço aberto para que a Rádio Rural pudesse explorar o fato.
Assim, a divulgação de uma notícia de interesse do público local e os recursos com que esta se apresenta, fazem toda a diferença para os internautas. Um texto com recursos que a complementam, fazem com que o veículo comunicacional seja acessado frequentemente, difundindo assim, a marca da Rádio Rural. Desta maneira, ao utilizar estes recursos, a emissora cumpre o papel de levar informação de qualidade ao público.
Portanto, a qualidade na hora de informar é essencial. Um texto sozinho não possui a mesma força que um texto acompanhado de foto e áudio. O que não se pode esquecer, é que a importância local que os fatos possuem deve ser considerada, pois a proximidade do público para com as informações veiculadas é de extrema importância, sem falar na credibilidade que é adquirida por meio do que é divulgado e daqueles que a divulgam. Por isso, não basta informar, mas saber para quem se informa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário