O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Movimentos culturais faltam na pauta

Por: Gislaine Zanella

Utilizada para caracterizar várias terminologias, a palavra Cultura é ampla, mas em sua essência se configura em um mesmo preceito estético e funcional. Para o antropólogo britânico Edward Tylor a definição conceitual de cultura, aliada a civilização “ é um conjunto complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade”.

Para o museólogo, Marcelo da Silva que é também Diretor de Patrimônio do Instituto Cultural Pe. Vittório Pozzo de Orleans/SC, a cultura é um instrumento de integração e valorização do ser humano, que atinge seu objetivo quando conserva, preserva e comunica a sociedade atual a sua origem. Aliado a esse contexto, é possível acrescentar a opinião da antropóloga cultural norte-americana Margaret Maed, que define a transmissão cultural como elemento formador das sociedades.

No entanto, movimentos culturais estão poucos inseridos no cotidiano dos concordienses. Lamentavelmente, uma pequena parcela dos veículos de comunicação de Concórdia utilizam a cultura como editoria, sendo que outros, como os sites de notícias que não a utilizam. Entre esses, podem ser citadas as páginas eletrónicas da Rádio Rural e da Rádio Aliança.

Agricultura, economia, educação, esporte, política, polícia e saúde são as principais editorias presentes nos sites do município, sendo que política e polícia são as de mais destaque. Dentre essas, porque não está a de cultura?

Reconhecida como instrumento social, que contribui para a construção do caracter crítico ideológico do ser humano, a cultura, bem como assuntos conectados a ela, são temas de interesse público. Portanto, deveriam estar inseridas como tais pela mídia concordiense, independente se há ou não, o patrocínio de quem a promove.

Sessões de cinema, peças de teatro e apresentações artísticas podem virar pautas e gerar ótimas matérias, que além de despertar o interesse dos munícipes, agregariam aos sites mais diversidade de conteúdo, e assim atender todos os públicos que os acessam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário