O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

terça-feira, 27 de abril de 2010

Reportagem interpretativa ajuda a formar cidadãos

Por: Gislaine Zanella

Despertar o interesse do leitor, chamar a atenção para um determinado tema, criar o senso crítico e formar opinião são alguns dos objetivos de uma reportagem jornalística. Conhecida também como grande reportagem ou matéria interpretativa, vai muito além de um texto meramente informativo.

O professor de Jornalismo da Unesp-Bauru SP Pedro Celso Campos revela em seu artigo o Texto Interpretativo, publicado no site Observatório da Mídia (http://observatoriodaimprensa.com.br/artigos/da030420028.htm), que o texto interpretativo, profundamente relacionado com o texto investigativo, tem como intuito mostrar ao leitor as várias consequências que um determinado fato pode gerar. Mas para que isso aconteça é de fundamental importância que haja a exposição dos fatos sob a óptica de todos os envolvidos, sendo que todas as informações devem ser analisadas.

“Interpretar é dar detalhes, é apoiar-se em fontes especializadas, é conduzir o leitor por entre o emaranhado dos fatos, a partir do esclarecimento dos próprios fatos”, acrescenta. Jornais não podem sobreviver apenas do factual. O autor menciona que a interpretação e a investigação farão o diferencial no jornal impresso, pois demonstra a qualidade do veículo.

No entanto, Pedro Celso alerta que interpretar não é expressar opinião sobre o assunto, mas dispor ao leitor elementos suficientes para que ele próprio crie sua opinião. Sociedade mal informada, é também mal educada, não sabe respeitar limites, não sabe seus direitos, enfim, não sabe se defender.


No município de Concórdia, são poucos os veículos que dedicam suas páginas há matérias interpretativas ou investigativas. Um desses exemplos, é O jornal, que publica periodicamente reportagens com esse caráter. Apesar da reportagem não possuir uma editoria fixa nas edições até o momento, o veículo presa por assuntos de interesse público, outras com cunho e responsabilidade social, colocando em prática seu papel.

Das pequenas matérias de caráter factual surgem desdobramentos para reportagens, como foi o caso de violência entre jovens, veiculada na edição nº 2178 do Jornal. A pauta que surgiu a partir de um desentendimento entre alunos de um colégio do município e de uma peça de teatro sobre Bulling, apresentou também outros exemplos que deram credibilidade à reportagem. O tema em questão foi explorado de tal forma que desperta o interesse de quem lê.

Como mencionado acima, apesar do veículo ser um dos meios que mais explora e trabalha a reportagem interpretativa, poderia torná-la uma editoria fixa, como por exemplo, nos finais de semana ou a cada 15 dias. Explorar mais a fundo esse quesito é importante porque o leitor tem a necessidade de abrir o jornal e saber que lá estará uma reportagem que irá lhe agregar conhecimento. Jornais mais completos, além de atrair novos investidores e assinantes, ganham o respaldo e a confiança da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário