O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

terça-feira, 20 de abril de 2010

Compromisso com a comunidade

Por: Fabiana Martins

Em tempos de Influenza, prevenir é melhor do que remediar. O vírus pode estar em qualquer lugar e não escolhe faixa etária. Os cuidados básicos com a higiene, o uso do álcool gel e a vacinação, podem evitar muitas “dores de cabeça”, febre, tosse e complicações mais sérias.

Toda a sociedade está sendo mobilizada e chamada à prevenção, especialmente com a aproximação do inverno. Desta maneira, a mídia local aos poucos volta a dar espaço para as informações a respeito da Influenza A. Com o intuito de informar a população o veículo impresso, O Jornal, fala sobre a doença.

De forma clara e objetiva, o jornal informa o que está sendo feito na escola GEM Petrópolis para que as crianças estejam informadas a respeito da doença. Apesar de estar em uma página em preto e branco, a matéria publicada no dia 14 de abril de 2010, está em um espaço dedicado à educação, uma página ímpar(página 9) e com foto, o que enobrece a informação. Percebe-se aí a importância do jornalismo voltado à comunidade, com o intuito de informar e alertar.A matéria é colocada de forma leve, para que a população encare a enfermidade como algo normal.

Em pleno século XXI, a informação é peça essencial no cotidiano humano, por isso deve ser precisa e de fácil compreensão. Portanto, os veículos comunicacionais devem prezar pelo bom senso na hora de divulgar uma notícia. Afinal, as palavras interferem indiretamente e indiretamente na vida de cada indivíduo. Isso deve ser levado em consideração na hora de escrever, os fatos devem ser divulgados, mas com cuidado, para que ao invés de informar o veículo não passe a ampliar mais ainda o clima de insegurança social.

Aos poucos O Jornal está pautando novamente o assunto Influenza. Assim, os leitores podem ir se acostumando com a ideia, sem medo ou surpresas desagradáveis. Eis aí o jornalismo cumprindo sua função com a comunidade, informar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário