O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

terça-feira, 27 de abril de 2010

Nota Fiscal Eletrônica

Por: Édua Regina

O O Jornal da última quarta-feira, 21 de abril, pág. 13, publicou uma matéria referente a Nota Fiscal Eletrônica.

A sonegação de impostos é uma tradição que está ficando cada vez mais difícil de se praticar. Ano a ano, os governos federal, estadual e municipal melhoram seus controles para que cada vez menos empresas e cidadãos deixem de recolher dinheiro que é devido aos cofres públicos.

O governo criou um mecanismo para aumentar a fiscalização, combater a sonegação e, consequentemente, arrecadar mais impostos.

A Nota Fiscal Eletrônica elimina uma série de procedimentos, corta gastos com impressão de blocos de notas, transporte, armazenagem, digitação: agiliza troca de informações; aumenta a confiabilidade dos dados, dentre outros.

Ao emitir uma Nota Fiscal Eletrônica, o sistema varre os dados da rede. Se houver irregularidade na situação do comprador ou do vendedor, a emissão não é efetuada. E, sem nota fiscal, a mercadoria não circula pelo menos não legalmente, até aí tudo bem, as empresas vão ser beneficiadas com o novo mecanismo, mas em contra partida, o governo arrecada mais e mais dinheiro para seus cofres e para os bolsos dos governantes, e os contribuintes acabam pagando a conta e sendo mal atendidos em qualquer setor do serviço público.

Os impostos que estão sendo cobrados pelo governo, não estão sendo investidos na saúde, educação e segurança do povo brasileiro, prova disso, é a precariedade no atendimento nos órgãos públicos de saúde, o índice de violência aumenta a cada dia, não há verbas suficientes para investir na educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário