O UNIVERSO DA ANÁLISE:

Os veículos de Mídia para análise foram selecionados pelos acadêmicos de forma aleatória e representam geograficamente veículos inseridos nos locais de residência dos alunos, bem como, espaços de leitura cotidiana

terça-feira, 20 de abril de 2010

Qual eu escolho?

Por: Graziele Buth

Quando os meios de comunicação da região passam a se fortalecer e competir entre si, uma característica pode ser facilmente observada: as noticias se repetem, se igualam, não se busca coisas novas. É o caso da edição de sábado (17) nos jornais Diário do Oeste Catarinense e O Jornal, ambos de Concórdia, em que a capa do informativo é a mesma, igual, salvo algumas modificações de diagramação. A manchete se repete: No DOC “Cartão da área azul sobe 14,3%”, no O Jornal “Cartão da Área Azul vai ficar mais caro”. A foto é exatamente a mesma, com o recorte e o enquadramento diferente apenas, o fato é do sargento concordiense que retornou após auxiliar no resgate de vitimas e reconstrução do Haiti, que foi devastado por um terremoto no início do ano.

Em uma cidade com mais de 70 mil habitantes, em veículos de comunicação que atendem toda a AMAUC, com 16 municípios, será que havia mesmo a necessidade de as duas capas, as duas noticias principais serem tão parecidas? Entramos ai na máxima de que “se eu não divulgo o concorrente divulga, e se a noticia dele tem mais tragédia, ou é mais sensacionalista do que a minha, vende mais”. Nenhum dos dois jornais quer sair perdendo, mesmo que seja com a mesma foto, a mesma manchete, a mesma entrevista, as mesmas matérias, faz a divulgação e coloca seu jornal para circular.

Mas então qual a aposta de cada um deles para ganhar uma maior atenção do publico, principalmente no sábado, que os dois estão em circulação?

Nesta ocasião acredito que o O Jornal tenha levado vantagem, por ser bi semanal, ter mais tempo para fazer as matérias, fez a notícia de capa mais elaborada e com mais detalhes. Mas é claro que a pessoa que compra o jornal na banca não vai lê-lo antes de comprar, por isso apenas olha a capa, que é igual. Então será que se algum deles tivesse uma notícia diferente na capa eu não pensaria em levar os dois? Assim pra que vou levar dois jornais com as mesmas matérias? Escolho um só e pronto, vai do meu humor no dia, da minha preferência ou da minha simpatia.

Algumas vezes a máxima do “Se você divulga eu divulgo também”, pode ser adaptada, com criatividade e inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário