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terça-feira, 27 de abril de 2010

Jornalismo online


Por: Damara Savoldi – 7ª fase Jornalismo

A globalização e a disseminação de novas tecnologias “sacudiram” o jornalismo nas últimas décadas. Facilidades na diagramação, impressão, produção de fotos e gravação audiovisual, propiciaram uma melhora significativa no produto jornalístico. Além disso, o ambiente online ganhou força e notícias em tempo real são postadas a todo momento, mas, em muitos casos com erros de grafia, concordância e até mesmo, informações desencontradas.

Moherdaui*, explica que a comunicação feita especificamente para a internet deve ter um conteúdo adaptado para tanto. Isso indica o uso de uma linguagem objetiva, que seduz o leitor com textos atrativos e curtos, porém, completos de informação. Assim, é possível entender que a redação online se aproxima dos textos de rádio e televisão, diferentemente do impresso. A linguagem coloquial prevalece, mas isso não significa que a gramática deve ser esquecida. Abreviaturas e jargões não são aconselhados e todo texto deve ser contextualizado, pois o acesso pode ser tanto local, como nacional ou mundial.

Os sites de notícia das rádios de Concórdia, por exemplo, apresentam textos curtos, com características da linguagem online. No entanto, os erros ortográficos são freqüentes e empobrecem as matérias. Nesse ponto, entramos em outra questão. A postagem em tempo real e a pressa em informar primeiro, pode gerar informações desencontradas e incompletas, que certamente desagradam o leitor e afetam a credibilidade do veículo como um todo.

Apesar da internet oferecer a possibilidade de editar a informação, caso detectado algum erro, vale ressaltar: se o erro ficou no ar por mais de 24 horas, é aconselhável postar uma errata no final da matéria. O mal de errar na internet não está em voltar atrás e corrigir, mas sim, manter matérias online incompletas e com erros ortográficos.

MOHERDAUI, Luciana. Guia de Estilo Web - Produção e Edição de Notícias On-line. Senac: São Paulo, 2000.

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